quarta-feira, 29 de abril de 2009

Senhores e senhores, é hora de ajustar!

Segundo o livro ‘You’ve only got three seconds’, de Camille Lavington, em apenas três segundos somos capazes de fazer a leitura de alguém que apenas acabamos de ver ou conhecer. Ao longo do livro a autora enfatiza a importância da preocupação com a etiqueta social, a postura e o vestuário quando desejamos trabalhar nossa imagem pessoal. Em ‘Marketing Pessoal, 100 dicas para valorizar a sua imagem’, Sady Bordin admite a importância de valorizar a aparência. “Valorizar seu visual é criar uma predisposição favorável para você vender seu conteúdo”, diz logo no segundo capítulo do livro. O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e por que não lançar mão de alguns detalhes no guarda-roupa para uma melhor apresentação pessoal. Nos Estados Unidos já se tornou comum contratar um consultor de imagem para a personalização do guarda-roupa e suas combinações. No Brasil algumas empresas e executivos já reconhecem que tal serviço pode trazer ganhos para a imagem profissional pessoal e da empresa como um todo. Em um mundo de sapatos de sola de borracha, anti-estresse e ternos com longas bainhas que caem em sanfona sobre as pernas, decidi que os homens merecem um texto com dicas claras e objetivas. Estilo é mais importante do que moda e todo homem poderoso sempre tem detalhes ou toques pessoais como relógios, óculos, ou gravata. Alguns gostam de marcar a personalidade com certo modelo de terno. As camisas brancas e azul-claras são peças clássicas que devem estar presentes em todos os guarda-roupas. Certifique-se que a camisa esteja com todos os botões, caso contrário deixe-a no cabide e vista outra. Caso seu orçamento permita, faça camisas sob medida em um alfaiate, observe todos os detalhes, em especial escolha a gola que o favorece. O colarinho deve equilibrar o formato do rosto. Colarinhos largos complementam rostos longos enquanto colarinhos pontudos harmonizam melhor os rostos arredondados. Atenção: colarinho apertado não valoriza ninguém! O cinto deve ser simples, sem grandes fivelas. Essa é uma peça que divide a silhueta em duas partes, portanto devemos ter o máximo cuidado, pois se usado muito abaixo da cintura pode encurtar as pernas.
Ao pensar nas calças devemos mais uma vez pensar em corte e caimento. A cintura natural é logo abaixo do umbigo e isto deve ser considerado sempre que pensamos em ternos. O jeans é diferente. Além de poder ser mais baixo, deve ser mais largo e relaxado. O comprimento da bainha é uma ferramenta a ser usada. Os italianos prezam pela bainha mais curta que alonga a silhueta dando maior imponência. A bainha longa, por outro lado, não deve cobrir o salto dos sapatos jamais, pois isso ocasiona muitas dobras nas pernas, achatando a silhueta. Dificilmente alguém quer aparentar mais baixo. A calça jeans pede uma bainha mais longa e é aconselhável o modelo ‘bainha montada’ – após cortar a calça, costure a bainha original de novo.
Modelos de barra
Por fim, busque vestir-se de forma natural de acordo com sua personalidade e assuma que o homem atual pode perfeitamente buscar a elegância no vestir como aqueles de outrora que tinham um vasto guarda-roupa que incluía uniformes para vários esportes e até paletós especiais para diversos jantares.
Ah, jamais se esqueça: roupa tem que ser bem passada!

Nenhum comentário: