segunda-feira, 8 de outubro de 2007

VITRINES ONDE TUDO COMEÇA...VITRINE, MODA E TENDÊNCIAS

Ampliar a cultura de moda àqueles que desenvolvem actividades na área de criação. Mostrar as novas possibilidades de (re)manuseamento de um espaço já estruturado. Verificar como criar corners diferenciados nos espaços já existentes. Apontar como as lojas podem inovar a sua estrutura para seduzir o seu cliente. Aproveitar realmente o espaço da montra como meio de comunicação. Visualizar as características francesas do que é o evento no espaço comercial da moda. Tomar conhecimento das atitudes comerciais parisienses para adaptá-las em Portugal. Conhecer os produtos de marcas conceituadas que têm sido referência internacional no Mundo da Moda. OBJETIVO: Qualificar o aluno para o mercado de trabalho na área de vitrine, utilizando estratégias de marketing comercial, tendências de moda, conceitos teóricos, técnicos e expositivos, avaliando a vitrine como um dos maiores veículos de mídia logística. PÚBLICO ALVO: Designers de moda, arquitetura, gerente de loja, vendedores, cenógrafos, vitrinistas e alunos interessados. PROGRAMA O ESTUDO DAS CORES E TONALIDADES: Classificação da cor, matiz, variação tonal, escala cromática, predominânciada cor na moda. COMPOSIÇÃO ESTÉTICA E USO DO ESPAÇO FÍSICO: Forma, movimento, peso, unidade, arquitetura de vitrine e conjuntos expositivos. PLANEJAMENTO DE VITRINE COM USO DE TEMAS Objetivos de uma campanha de moda, adereços decorativos, fotografia, painel, motivos gráficos e publicitários, programação visual de vitrine. A VITRINE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING Display’s, show-case, área de venda, interior de loja, balcão e prateleiras, merchandising visual, equipamentos expositores. DESIGN DE VITRINES E LOJAS Planejamento, estrutura de vitrine, estilos de fachadas e letreiros, marcas conhecidas, identidade empresarial.visitar bibliotecas e museus, principalmente nas áreas da moda, design e comunicação.

ILUMINAÇÃO DE VITRINE E ÁREA INTERNA DA LOJA Focos e direcionamento de luz, iluminação de vitrine, conceitos e objetivos de iluminar, lâmpadas de efeito, luz direta, spotlights, letreiros, iluminação cênica.

A criatividade e o impacto da alta-costura servempara chamar a atenção do mundo ­ e legitimar ospreços do mercado do luxo

COMO ANDA SUA VITRINE?

Quando passamos em frente as diversas lojas, às vezes, temos nosso olhar capturado por algumas vitrines que nos chamam a atenção mais do que outras. Produtos, cores, luzes, formas e até sons procuram ser merecedoras do nosso tempo. Com esse chamariz tradicional, as lojas procuram seduzir e nos convencer a consumir os seus produtos. O fato de nos encantarmos com algumas vitrines e com outras não, é resultado do trabalho de um profissional que admiro e que tem cada vez mais valor em um mercado onde a atenção do cliente vale muito: o Vitrinista. Ele, com seu conhecimento e experiência, arruma as peças de uma vitrine de modo que estejam não apenas expostas, mas que constituam uma mensagem e um convite para a entrada dos clientes nas lojas que tem procurado investir nesta comunicação “de porta”, responsável por grande parte da oportuna captação de clientes “distraídos”. A boa vitrine normalmente é aquela que consegue estar de acordo com a sensibilidade dos clientes. Por isso mesmo, o bom vitrinista antes de executar seu trabalho deve estudar e compreender o perfil dos clientes com os quais pretende se comunicar, traçando o seu perfil e não se limitando a interpretar suas expectativas e preferências de forma genérica... Mas sim, de uma forma personalizada, quase “íntima”, fazendo com que o cliente se sinta convidado a entrar, consumir e se sentir verdadeiramente “em casa”.Você concorda que uma vitrine tem esse poder? Ou vai dizer que nunca se sentiu quase impelido a entrar em uma loja, mesmo sem ter necessariamente nada em mente para comprar? Esse poder quase magnético é reservado às boas vitrines, montadas por vitrinistas profissionais que conseguem estabelecer sua comunicação na mesma amplitude dos sentidos e percepções dos clientes que deseja conquistar.Certa vez, passei em frente a um lava rápido que tinha grandes vidraças que estavam extremamente sujas. Então pensei: como o dono deste lava rápido pode prometer limpar carros, se não consegue deixar a própria loja limpa?... Foi quando comparei a vida com uma vitrine. Como poderemos atrair a atenção de alguém, quem quer que seja, se nossa exposição não estiver a contento?E quanto a você, como anda sua vitrine? Está cuidando bem dela ou será que ela está assim... Precisando de alguns cuidados, quem sabe talvez um polimento? Por que não imaginar a nossa vida como uma “grande vitrine”? Nós, como “bons vitrinistas”, devemos procurar expor aquilo que temos de melhor, no tempo, ambiente, com as pessoas adequadas e da melhor maneira possível.- Em família, devemos expor o carinho, o amor, o afeto, e a compreensão.- No ambiente profissional, com colegas, clientes e fornecedores, devemos expor: responsabilidade, colaboração, competência, espírito de equipe, liderança, agilidade, capacidade de aprender e preparo e paciência para viver sob pressão.- Já no convívio social, devemos procurar expor nossa educação, respeito e humildade.Precisamos nos habituar a de vez em quando, realizar essa “arrumação” em nossa “vitrine”. Agindo assim, desde que de forma natural e sincera, é provável que as mensagens que transmitimos façam com que a percepção das pessoas sobre nós seja bem mais positiva.Pense nisso e boas vendas!